2 de novembro de 2019

CEU E AGÊNCIA INTERNACIONAL DA UFPR OFICIALIZAM PARCERIA PARA O ACOLHIMENTO DE INTERCAMBISTAS EM 2020



Lucas Souza, membro do Departamento de Hospedagem da CEU; Cláudia Santos, vice-presidente e responsável pelas parcerias da Casa e Luiz Gardenal, Coordenador de Mobilidade Acadêmica da UFPR



Por Gabriela Nunes



    Casa do Estudante Universitário (CEU) e a Agência Internacional da Universidade Federal do Paraná firmaram uma parceria institucional no último dia 25 de Outubro deste ano. Por meio da iniciativa, a CEU passará a acolher um número maior de estudantes vindos de todos os lugares do mundo. A agência Internacional irá encaminhar um material de recomendação da CEU como moradia para às Universidades estrangeiras que possuem acordo de intercâmbio estudantil com a UFPR, direcionado aos estudantes que receberem a Carta de Aceite da Universidade. 



    Os estudantes aprovados na seleção da equipe de Hospedagem da CEU, serão acolhidos como mensalistas no espaço “Paulo Leminski" que, recentemente, passou por uma reforma com o intuito de beneficiar os moradores e os futuros intercambistas. A previsão é que os novos hóspedes comecem a chegar já no semestre letivo 2020/1 e, para aproximação com o novos alunos, a recepção será feita em dois momentos: o primeiro nos espaços da universidade e o segundo com as duas instituições (CEU e UFPR) em conjunto com representantes das embaixadas dos estudantes que forem acolhidos nas dependências da CEU. 



Foto: Pombal - Localizado no "Quinto andar" da CEU

Foto: Raul Rios
O espaço Paulo LeminskI (Pombal) foi reformado com apoio da Convenção "Ceuenses de Todos os Tempos"



      A preocupação com a permanência do intercambista  é compartilhada entre o país de origem e o de acolhimento do aluno e a presença da CEU nessa mediação é de extrema importância para a Universidade, é o que afirma o professor Luiz Gardenal, também  Coordenador de Mobilidade Acadêmica da UFPR.  "Fazer uma parceria com uma instituição séria e com a história da CEU nos dá a segurança de poder indicar aos alunos internacionais uma moradia segura, valor acessível e de qualidade. Algumas ações estão sendo articuladas para que, quando for necessário, sejam tomadas decisões conjunta, garantindo o bem-estar de todos", declara Gardenal.

                                   Visita ao Pombal



Clever Quadros, presidente da CEU; Wesley Santos; Presidente do Conselho Fiscal e Luiz Gardenal,Coordenador da UFPR INTERNACIONAL


Para Konrado Leite, Diretor da Hospedagem da CEU, a presença de pessoas vindas
de diferentes lugares irá fortalecer  a pluralidade da casa e possibilitará que os alunos brasileiros façam um intercâmbio sem sair de casa, tornando o Espaço Paulo Leminski (Pombal) um Caldeirão de Culturas a ser degustado por todos que residirem no espaço. 

É um legado que estamos dispostos a carregarmos conosco, nossa Casa vem, há mais de 70 anos, vem trazendo uma bagagem de luta através da possibilidade de moradia estudantil acessível, de qualidade, e democrática. Ao nos unirmos com a Universidade continuaremos fazendo isso, espero que por mais setenta anos!” completa Konrado

     Cláudia Santos, vice-presidente da CEU, garante que outras parcerias serão feitas para fortalecer esse novo projeto "É necessário potencializar a iniciativa. Além do CELIN, Vamos dialogar com o setor de psicologia da UFPR para que o grupo de apoio tenha espaço na própria CEU, assim amenizamos o choque de cultura entre estrangeiros e brasileiros" declara. Além da recomendação aos intercambistas, essa parecia com a CEU será também divulgada no site do Centro de Línguas e Interculturalidade da UFPR (CELIN) e demais veículos de comunicação da Universidade, possibilitando o acesso aos demais usuários do portal e aos interessados em vir estudar em Curitiba. É a CEU garatindo a permanência estudantil e preservando o futuro de Gerações.



ESPAÇO TERÁ NOME DE ESCRITOR PARANAENSE


Nota Departamental:


Foto Reprodução


O antigo "Pombal" receberá o nome de "Paulo Leminski" um dos principais poetas do Paraná. Leminski foi estudante do Colégio Estadual do Paraná e um dos principais nomes do tradicional concurso de literatura organizado pela CELU (Casa do Estudante Luterano Universitário). Na CEU, segundo relato de ex-moradores, quando jovem, o escritor paranaense ajudou os Ceuenses na captação de recursos para publicação de edições impressas das revistas da CEU. Ao escolher este personagem, o Departamento de Hospedagem possibilitará um leque maior para a conexão do hóspede com o espaço que o acolheu e também com a história da cidade. Sabemos que é um desafio acolher, gerar a imersão e o pertencimento em quem tem uma cultura muito diferente da nossa, mas como diria Paulo Leminski: Distraídos venceremos". 

        Konrado Leite é estudante de Geologia da UFPR. Atualmente é diretor da Hospedagem da CEU e responsável pelo Espaço Paulo Leminski
      Foto: Arquivo Pessoal 



Dúvidas sobre a Hospedagem: 
Diretor Konrado Leite
E-mail: hostel@ceupr.org.br

Contatos CEU: 41 3324-1984 (whatsapp)
comunicacao@ceupr.org.br 
Instagram: CEUPR




Nenhum comentário:

Postar um comentário