12 de março de 2019

MÊS DO CALOURO CEU


O mês de março será marcado por uma sequência de atividades voltadas aos novos moradores da CEU.  O “Mês do Calouro” que se baseia na integração entre veteranos e calouros, e a própria Fundação, propondo ações de conscientização dos novos públicos da instituição e terá como base questões relacionadas aos desafios de uma vida em coletividade.  

As atividades estão programadas para os finais de semana, com início no próximo sábado (16) e previsão de encerramento para o primeiro domingo do mês de abril (07). Com muitas atividades, o evento contará com ações propostas pelo Conselho Fiscal e Curador em parceria com a diretoria de departamentos sob coordenação do Conselho administrativo. Haverá ainda, a presença dos parceiros institucionais, a exemplo da Fundação Ulysses Guimarães e Rotary Clube de Curitiba.

As ações incluem palestras; dinâmicas; trotes solidários; mutirão de organização e uma mesa redonda que debaterá questões relacionadas à violência de gênero. Como encerramento, a CEU irá sediar um campeonato esportivo entre todas as Casas de estudantes de Curitiba.


Calouros da Banca 2018.3 e 2019.1 (Foto: Robson Delgado. Arte: Leandro Ferreira)


SOBRE A PROGRAMAÇÃO

Dia 16 de março (Sábado):

Tarde-

Na abertura, sábado (16), às 14h00 às 17h30, serão realizadas ações de resgate histórico da CEU e um bate-papo com os ex-moradores da Fundação. A proposta é aproximar diferentes gerações para um diálogo sobre as experiências de crescimento pessoal e profissional que a CEU possibilita aos seus moradores. Como convidados estarão presentes   Sido Feilstrecker Jr, agrônomo e atual funcionário da instituição; Orlando Lima, profissional da odontologia, além de Luiz Carlos Borges da Silveira, médico e ex-ministro da saúde no governo do ex-presidente da República José Sarney.
Confira mais sobre o convidado Luiz Carlos Borges da Siqueira clicando  aqui.
Noite-
Ainda no sábado, no período da noite, das 19h30 às 22h00, ocorrerá um jantar de “Boas-Vindas” organizado pelo departamento de gastronomia da CEU. O episódio integrará calouros e veteranos com atividades de canto, dinâmicas e apadrinhamento. O jantar será servido gratuitamente e a ação será conduzida por departamentos e conselhos.
Dia 17 de março (Domingo):
No domingo (17), das 15h00 às 17h00, será realizada uma palestra com a temática de “Coletividade”. O momento será conduzido pelo empresário Marcelo Almeida e tratará sobre princípios que regem a vida em um grupo social. Como convidado especial, a CEU terá a participação do ex-morador Gilberto Ferreira, Desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná e atual presidente do TRE. O evento ocorrerá no salão nobre da CEU.
Saiba mais sobre os candidatos clicando nos seus nomes: Marcelo Almeida e Gilberto Ferreira.

Marcelo Almeida já esteve na casa quando gravou a reportagem explorando um pouco a CEU. Você pode conferir a reportagem clicando no link aqui.

Dia 23 de março (Sábado):
A programação também conta com um mutirão de organização e limpeza que será realizado no sábado, dia 23. Na ocasião, os calouros irão ajudar na reorganização dos espaços da CEU. A principal proposta é a revitalização da área verde e decoração do jardim em parceria com o departamento de jardinagem. O projeto inclui a instalação de uma placa dando referência à instituição no ambiente externo da CEU e colocação de mudas de flores por todo o espaço verde da Fundação. O projeto será conduzido pelo morador da CEU e mestrando em produção vegetal, Cassiano Emílio e conta com um terço do apoio financeiro dos ex-moradores da CEU. O encontro será no salão nobre, às 09h30, após o café da manhã.
Dia 24 de março (Domingo):
MANHÃ-
No domingo (24), o Conselho Fiscal irá conduzir o vento “Eu e a Universidade, Como Cuidar dessa relação? ”. Para desenvolvimento da proposta, uma parceria foi estabelecida com Pró-reitoria de Assistência Estudantil, da Universidade Federal do Paraná. A ação será conduzida com apoio de psicopedagogos e busca aproximar a realidade da universidade dos novos graduandos ao trabalhar com temáticas relacionadas à vida acadêmica, como exemplo: autoestima relacionada notas, dificuldade de adaptação no curso escolhido e o medo do desconhecido. O evento terá como convidada especial Cíntia Leal, advogada e professora, também ex-moradora da CEU.

TARDE-
Ainda no domingo (24), no período da tarde, 14h00, o Conselho Curador conduzirá o evento “Como você está emocionalmente?”. A pauta sobre saúde mental tem ganhado espaço nas discussões, em todos os setores da CEU e por isso, a proposta será desenvolvida a fim de orientar o novo morador com ações de orientações sobre apoios psicológicos e dicas para a promoção de um bem-estar físico e mental.  O evento terá a parceria da UNESPAR e será conduzido pelo Conselho, em parceria com o departamento social.

Dia 30 de março (Sábado):
No dia 30, às 14h00 no salão nobre, ocorrerá o TROTE SOLIDÁRIO. A ação se dará em um dia de recreação cultural, com 60 crianças da comunidade Vila Torres (comunidade carente de Curitiba). Na ocasião, será lançado o livro de poesias “Passos, Passos. Pensamentos de Crianças”, fruto do projeto de potencialização da leitura e escrita e formação de novos escritores infantis, desenvolvido pelo Clube Rotaract CEU, em conjunto com o Rotary. A publicação do livro tem apoio do Rotary e patrocínio da empresa Fibracem Teleinformática. Saiba mais sobre a empresa:

Dia 31 de março (Domingo):
No dia 31, às 15h00 no salão de jogos, haverá um workshop de projetos desenvolvidos na CEU e explicações de como fazer para participar das ações da CEU e de parceiros. Entre as ações estão: Movimento empresa Júnior do Paraná, representantes do Pilates, Jiu-jitsu, canto, Vozes da CEU, Jesus In CEU, Ciclo de estudos Negros, Contato na CEU, Capoeira e Rotaracty CEU. (O evento terá duração de uma hora e meia e possui a participação facultativa)

Dia 06 de abril (Sábado):
No último final de semana, as ações serão marcadas por dois grandes eventos. O primeiro, no sábado (06 de abril) acontecerá uma mesa redonda com o tema:  “A Violência de gênero e a juventude universitária. Como prevenir? ” No evento estarão reunidos representantes do Direitos humanos da PUCPR, representante dos estudos em gêneros da UFPR, representantes da defensoria pública do estado do Paraná, Ong's e lideranças do movimento “Lute Como uma Garota”. O evento terá intervenções culturais e é realizado pela parceria da CEU, Fundação Ulysses Guimarães.
Conheça mais sobre a Fundação clicando aqui.
Dia 07 de abril (Domingo):
O último dia, domingo (07), a CEU sediará o campeonato esportivo entre todas as Casas de estudantes de Curitiba. O evento irá integrar calouros e veteranos em uma sequência de ações para entretenimento, expansão dos vínculos afetivos entre moradores de todas as casas e incentivo à prática de jogos e esportes. O evento será aberto a todos os moradores e contará com almoço na CEU, no valor de 4,50 por unidade.

O “mês do calouro” é a recepção integrada, destinada especialmente aos novos moradores da CEU. Com duração de quatro finais de semana, a programação foi elaborada com base em demandas apresentadas por grupos da Fundação e todas as ações possuem coordenação do conselho administrativo da CEU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário