20 de agosto de 2018

CEU completa 70 anos de história

Foto: Mariah Colombo


Texto: Cláudia Santos
Para celebrar o início de uma nova década, a CEU realizou um grande evento com homenagens, parcerias, reencontros de ex-ceuenses, festa e muita brincadeira na integração de novos moradores.   

Sustentada pelos pilares da pluralidade, cultura e coletividade, a Fundação Casa do Estudante Universitário do Paraná (CEU) completa 70 anos de história. A instituição está há sete décadas aperfeiçoando a formação de gerações de executivos, artistas, arquitetos, advogados, engenheiros, comunicadores,  médicos e políticos entre outras áreas do conhecimento e para celebrar o septuagésimo aniversário, uma sequência de ações foram realizadas pelos estudantes.


SEXTA – FEIRA - CERIMÔNIA DE ABERTURA
Para celebrar os 70 anos de existência, a CEU realizou um momento solene com homenagens à família Lupion, aos funcionários da Fundação, membros da sociedade civil e aos parceiros institucionais. Para trazer à memória momentos importantes da instituição, a história da CEU foi dividida em sete décadas, com ênfase nos marcos históricos de crise institucional e também protagonismo da Fundação. O momento foi conduzido pelo estudante Gilberto Garcez, graduando de Arquitetura da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.  
Os universitários realizaram um ato em memória de Jorge Faria e batizaram o salão de festas, antigo salão nobre, com o nome de “Salão Dom Quixote”, apelido atribuído pelo grupo de capoeira da CEU, ao qual Jorge era membro.
O evento ainda contou com apresentação cultural dos alunos, apresentação de taikô, exposição dos projetos desenvolvidos pela CEU e oficialização de parcerias para as ações desenvolvidas na Fundação, são elas: ONG Todas Marias, Sindicato de Jornalistas do Paraná, Fundação Ulysses Guimarães, Fundação Perseu Abramo, Fundação Leonel Brizola, Fundação Maurício Grabóis, Fundação João Mangabeira, Instituto Teotôneo Vilela, Rotary Club Curitiba (Curitibão) e Rotaract. O evento contou com um coquetel de encerramento.

SÁBADO – CONVENÇÃO CEUENSES DE TODOS OS TEMPOS
Foto: Arquivo Convenção 2018

No sábado, aconteceu a convenção “Ceuenses de todos os tempos”. O evento reuniu duzentos ex-moradores de todas as décadas e regiões do país, além dos moradores atuais. A proposta do evento foi possibilitar um intercâmbio entre as gerações ceuenses, para discutir temas de interesses da instituição. A convenção acontece com um intervalo de 2 anos e na ocasião, se reúnem lideranças políticas, professores acadêmicos, artistas e profissionais formados com a contribuição da CEU.  
No evento, foram discutidas estratégias para captar recursos e ampliar a rede de apoio às ações desenvolvidas pelos estudantes em prol da instituição. A gestão atual apresentou demandas e sugeriu soluções, através da aproximação dos profissionais que usufruíram da Fundação na fase acadêmica. Na ocasião, um projeto para a reforma da hospedagem da CEU foi apresentado e o valor foi arrecadado entre os participantes da convenção, além do recurso financeiro, a CEU recebeu uma consultoria de hotelaria e arquitetura oferecida gratuitamente pelos profissionais presentes.


SÁBADO – FESTA LÁ EM CASA

Foto: João John


Ainda no sábado, no período da noite, aconteceu o evento “Festa Lá Em Casa”. O evento contou com uma variedade musical com diferentes DJs que alegravam o público ao transitarem entre os ritmos indie, pop, funk e eletrônico. A festa contou com a estrutura de enfermaria, seguranças, food truck e guarda-volumes. Além de promover a integração entre os moradores e o público externo, o evento teve a finalidade de captar recursos para a Fundação e todos os ingressos foram esgotados.

INTEGRAÇÃO DE CALOUROS E ENCERRAMENTO


Foto: Pamela Santiago



No domingo, foram realizadas atividades de integração entre os novos moradores. Na ocasião, uma breve exposição sobre o funcionamento da casa foi apresentada por conselheiros e moradores aprovados na banca anterior. Logo após, os estudantes participaram de uma dinâmica, promovida pela organização, com o intuito de aproximar e unir calouros e veteranos para promover uma convivência harmoniosa para todos. Após as dinâmicas, os moradores se deliciaram com um lanche preparado pelo departamento de gastronomia da própria CEU.
Mas não é o fim, agora a maior casa de estudantes, independente, da América Latina se prepara para o início de uma nova história.



CEU, há 70 anos se propondo a preservar o futuro de gerações”

Casa do Estudante Universitário do Paraná (CEU)
Facebook: @ceuparana
Twitter: @ceupr

Nenhum comentário:

Postar um comentário