12 de novembro de 2017

Novo sistema de acesso da CEU garante mais segurança

Lucas Lopes (*)

Segurança é uma área indispensável, pois afeta diretamente o bem-estar das pessoas e a proteção do patrimônio. Partindo dessa premissa, a Casa do Estudante Universitário (CEU) implantou o novo sistema de controle de acesso às dependências do prédio histórico da Fundação.

Sistema informatizado de acesso foi implantado pelo
Departamento de Informática (Foto/Lucas Lopes)
Desde o mês passado, cartões de identificação, previamente cadastrados, foram distribuídos aos estudantes moradores. Catracas e câmeras de alta resolução garantem que ninguém acesse a instituição sem o conhecimento da equipe de recepção, o que contribui para evitar incidentes de segurança.

Ao todo, são três tipos de cartões de acesso: estudante morador, visitante e hóspede. O primeiro permite acesso à entrada principal e área de lazer, onde estão a quadra poliesportiva e a churrasqueira, além da Lavanderia. O segundo, dá acesso somente à entrada, enquanto o terceiro, permite o acesso ao Hostel.

O estudante Elías Alvizuri, que atua como bolsista na Recepção, reconhece a praticidade do novo sistema, uma vez que foram simplificados os procedimentos de registro do público externo. “Agora não precisa da assinatura do estudante morador quando o visitante deixa as dependências da Fundação”, explica.

Com a implantação desses equipamentos, foi concluída a etapa final do projeto de reforma da recepção da Fundação, em operação desde o início do ano. O sistema informatizado de acesso, com catracas e controle de moradores, visitantes e hóspedes, ocorreu de forma progressiva, a partir de uma iniciativa do Departamento de Informática.

Segundo o universitário João Paulo Benassi, diretor do Departamento de Recepção, “a revitalização desse ambiente era uma necessidade antiga, proposta, inclusive, por gestões anteriores do Conselho Administrativo”. Mais que uma simples portaria, o novo espaço, que conta com sofás e poltronas, tornou-se também um local de convivência para os estudantes moradores.

(*) Estudante de Letras, na Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Casa do Estudante Universitário do Paraná (CEU)
Departamento de Comunicação
Célula de Relacionamento Institucional

CEU na Internet: www.ceupr.com.br
Curta a CEU no Facebook: @ceuparana
Siga a CEU no Twitter: @ceupr

Nenhum comentário:

Postar um comentário