26 de novembro de 2017

CEU integra novos estudantes moradores

Lucas Lopes (*)

No último sábado (25), a Casa do Estudante Universitário do Paraná (CEU) promoveu o evento de Integração de Novos Estudantes Moradores, recém-admitidos no Processo Seletivo 2017.2 – Edição Extra. Importante rito de passagem, esse evento tem o objetivo de apresentar oficialmente e formalmente a estrutura da Fundação aos novos residentes, desde o modelo de gestão até a dinâmica de funcionamento, reforçando o propósito, a missão e os valores da CEU.

Representantes da Superior Administração da Fundação deram as
boas vindas aos novos estudantes moradores (Foto: Miller Vale)

A programação teve início com a entrega dos contratos, seguida pela apresentação dos representantes dos conselhos que compõem a Superior Administração da instituição: Curador, Fiscal e Administrativo. Além das boas-vindas, eles falaram sobre a função regimental de cada colegiado. Na sequência, foram apresentados os 14 departamentos administrativos, que mantém a CEU em funcionamento.

Em clima de descontração, o diretor de Comunicação & Marketing da Fundação, Cristiano Sousa, aplicou uma dinâmica com frases retiradas dos formulários de inscrição, preenchidos pelos próprios estudantes para as vagas. O desafio consistiu em adivinhar o autor de cada trecho, seguido da apresentação pessoal. “Essa atividade é importante para que eles também possam se conhecer melhor, criando os primeiros vínculos de amizade”, explicou o diretor.

Novos estudantes moradores conheceram um pouco da história da CEU e a
a dinâmica de funcionamento da Fundação (Foto: Miller Vale) 

No total, foram aprovados 12 candidatos, que vieram de diversas cidades do Brasil: Araxá (MG), Araucária (PR), Buri (SP), Ibema (PR), Itapeva (SP), Laguna (SC), Poços de Caldas (MG), Salvador (BA), Sobral (CE), Videira (SC); e da República de Benin, país da região ocidental da África.

Eles são estudantes de cursos de variadas áreas do conhecimento, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Faculdades Integradas Camões (Fica) e Faculdade Evangélica do Paraná; além de dois vestibulandos, dos cursos Mais Federal e Positivo.

Na Fundação, os estudantes têm acesso a uma série de benefícios, tais como: café da manhã diário; serviço de portaria e lavanderia 24 horas; sala de estudos; laboratório de informática; salão de jogos; Internet; além de atividades acadêmicas, esportivas, culturais e de lazer.

Recreação
Seguindo a tradição, a segunda parte do evento foi conduzida pela turma de estudantes aprovada no Processo Seletivo anterior. A série de atividades proporcionou a eles explorar melhor os espaços da CEU. Organizados em três equipes, as brincadeiras contribuíram para um maior entrosamento da turma.

O estudante de Medicina da PUC-PR, Felipe Freitas, um dos organizadores da gincana, ressaltou a importância da Integração. Ele lembra que ao ser admitido como beneficiário da Fundação, seus primeiros contatos aconteceram nesse evento. “Quando preciso de algo, sempre recorro aos colegas da turma”, concluiu.

Finalizando o evento, os novos residentes receberam a premiação, que foi entregue aos membros de todas as equipes, independente da pontuação na gincana. Elimar Kauffmann, estudante de Sistemas de Informação, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), comentou que saiu do evento sentindo-se, enfim, "integrado à CEU".

Cada calouro recebeu um ingresso para o cinema (Foto: Johnny Lourenci)

Em breve, confira aqui mais fotos do evento.

(*) Estudante de Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Casa do Estudante Universitário do Paraná (CEU)
Departamento de Comunicação
Célula de Relacionamento Institucional

CEU na Internet: www.ceupr.com.br
Curta a CEU no Facebook: @ceuparana
Siga a CEU no Twitter: @ceupr

Nenhum comentário:

Postar um comentário