17 de junho de 2017

Café filosófico da CEU discute diversidade na educação

A professora Megg Rayara, primeira travesti negra a obter o título de doutora na Universidade Federal do Paraná (UFPR), participou de uma roda de conversa sobre a diversidade na educação brasileira, com os estudantes moradores da Casa do Estudante Universitário do Paraná (CEU).

Atentos, estudantes ouvem a professora Megg Rayara, durante o 4° Café Filosófico da CEU. (Foto: Daiane Lohse)

A iniciativa integrou a programação da quarta edição do Café Filosófico da CEU, realizado no último dia 27 de maio. Organizada pelo Departamento de Cultura, essa ação tem como objetivo promover discussões em torno de temas da sociedade contemporânea, entre os estudantes moradores da Fundação e a comunidade externa.

Em tom de descontração, a professora Megg, que é docente substituta da disciplina de Didática, na UFPR, falou sobre sua tese de doutorado, baseada na trajetória de quatro professores negros, homossexuais e afeminados. Intitulado “O diabo em forma de gente: (r) existências de gays afeminados, viados e bichas pretas na educação”, o estudo abordou o racismo e a homofobia e analisou como esses professores afirmaram-se na carreira docente.

Segundo ela, a pesquisa nasceu de uma inquietação pessoal, como uma forma de empoderamento. “Existe a manutenção de um quadro de normalização, no qual estudantes e professores negros homossexuais são colocados em posição de desvantagem, em relação ao grupo branco e heterossexual”, afirmou a professora.

Para uma das participantes, Thais Hentzy, estudante de Psicologia da UFPR, Megg Rayara representa grupos que são marginalizados e ratifica a importância de reformulação da grade curricular do seu curso. “Não existe nenhuma disciplina no curso (Psicologia), que aborde gênero, raça e sexualidade. Essa é uma necessidade”, destacou.

Outra participante do evento, a estudante de Artes Visuais da UFPR, Paula Monise, ressaltou o grande valor da professora Megg no ambiente universitário. “Ela é um ícone na faculdade”, disse.

Sobre Megg Rayara
Com Licenciatura em Desenho, pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), Megg Rayara tem especialização em História da Arte, também pela Embap, e em História e Cultura Africana e Afro-Brasileira, pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Ela é mestre e doutora em Educação pela UFPR. Também é ativista no Movimento Social de Negras e Negros no Paraná, assim como no Movimento LGBT e no Movimento de Travestis e Transexuais do Estado.

Cris Franco
Assistente de Comunicação & Marketing

Cristiano Sousa
Coordenador de Comunicação & Marketing

Casa do Estudante Universitário do Paraná (CEU)
Departamento de Comunicação & Marketing
Célula de Comunicação & Marketing
Fone: (41) 3222-4911 | (41) 3324-1984
Email: comunicacao@ceupr.org.br

CEU na Internet: http://www.ceupr.com.br
Curta a CEU no Facebook: https://www.facebook.com/ceuparana
Siga a CEU no Twitter: https://twitter.com/ceupr

Nenhum comentário:

Postar um comentário