7 de abril de 2017

CEU reforça compromisso com a gestão de resíduos

A gestão de resíduos é um dos compromissos da Casa do Estudante Universitário do Paraná (CEU) e envolve todos os estudantes moradores da Fundação. Para reforçar essa responsabilidade ambiental e ecológica, na última sexta-feira (28), foram instaladas novas lixeiras, destinadas à coleta seletiva e descarte adequado de resíduos. O equipamento está localizado na lateral do edifício anexo, que abriga a lavanderia e o bicicletário.

Cada lixeira é destinada a um tipo de resíduo: verde - vidro; azul - papel/papelão; amarela - metal; vermelha - plástico; e marrom - orgânico.

Alan Martins, diretor do Departamento de Resíduos da CEU, destaca os detalhes da obra e reconhece que a iniciativa contribui para a saúde, além de facilitar o acondicionamento do lixo gerado. “O novo espaço tem iluminação e proteção contra chuva e as lixeiras têm maior capacidade para os detritos”, afirma.

Desenvolvido pelo estudante de Engenharia Civil, Raylton Sousa, a partir de uma sugestão proposta pelo estudante de Física, Eduardo de Assis, o projeto arquitetônico foi elaborado com base nas necessidades dos usuários, considerando, inclusive, a opinião dos colaboradores dos departamentos de Resíduos, de Hospedagem e de Recepção. “A ideia é atender não somente as necessidades atuais, mas as futuras demandas, no que tange à expansão do quadro de moradores”, ressalta.

Ainda segundo ele, foi levado em consideração a economia de recursos naturais, tanto dos materiais para a construção do equipamento, quanto da facilidade em efetuar a limpeza e manutenibilidade do espaço.

Cada tipo de material possui processo próprio de reciclagem e quando misturado a outros o reaproveitamento se torna difícil e até inviável. Nesse sentido, a coleta seletiva oferece possibilidades de reaproveitamento daquilo que é descartado. A CEU, por exemplo, já dispõe de uma composteira, onde todo o lixo orgânico é reutilizado na produção do adubo usado nos jardins do prédio histórico da Fundação.

O presidente do Conselho Administrativo (CA) da CEU, Rodrigo Novack, ressalta que todos têm responsabilidades na gestão dos resíduos. “Compete à Fundação, promover a coleta seletiva e providenciar estrutura adequada para o recolhimento do lixo, enquanto aos estudantes moradores, cabe acondicionar seu lixo de forma diferenciada e incorporar mudanças de hábitos para reduzir o consumo e a consequente geração”, conclui o gestor.

Legislação
Em 2010, foi sancionada a Lei n° 12.305, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e estabelece uma diferenciação entre resíduo e rejeito, em um claro estímulo ao reaproveitamento e reciclagem de materiais. Entre os instrumentos dessa Política, as coletas seletivas devem ser implementadas mediante a separação prévia dos resíduos sólidos nos locais onde são gerados, conforme sua constituição ou composição (úmidos, secos, industriais, da saúde, da construção civil etc).

Separar o lixo, poupar energia elétrica e poupar água – ao adotar essas atitudes no cotidiano, cada um contribui para o desenvolvimento sustentável.

Cristiano Sousa
Coordenador de Comunicação & Marketing

Lucas Câmara
Assistente de Comunicação & Marketing

Fundação Casa do Estudante Universitário do Paraná (CEU)
Departamento de Comunicação & Marketing
Célula de Comunicação & Marketing
Fone: (41) 3222-4911 | (41) 3324-1984
Email: comunicacao@ceupr.org.br

CEU na Internet: http://www.ceupr.com.br
Curta a CEU no Facebook: https://www.facebook.com/ceuparana
Siga a CEU no Twitter: https://twitter.com/ceupr

Nenhum comentário:

Postar um comentário