8 de março de 2017

Mulheres conquistam mais espaço na CEU

Fundada em 1946, a Casa do Estudante Universitário do Paraná (CEU) realizou, em agosto de 2014, a primeira seleção mista para o quadro de moradores, na qual recebeu 25 mulheres, entre elas estudantes de graduação, mestrado e doutorado. Atualmente, a CEU conta com 61 mulheres e 220 homens moradores.



Recentemente, um dos pavimentos da CEU foi todo reformado para contemplar novas estudantes moradoras, aprovadas no Processo Seletivo 2017.1, conforme afirma o presidente do Conselho Administrativo (CA) da Fundação, Rodrigo Novack. “Ampliando o número de acomodações para o público feminino, garantimos o acesso de mais mulheres e, consequentemente, uma moradia estudantil mais justa e igualitária”, destaca.

Para a estudante de Tecnologia em Luteria, Amilly Machado, o preenchimento de mais vagas femininas representa avanços significativos. “A possibilidade de mais mulheres na Casa reflete diretamente na gestão, tornando mais efetiva a cobrança de uma reformulação de um estatuto mais equilibrado e com mais presença de mulheres nos conselhos”, afirma a universitária.

No decorrer dos últimos anos, as mulheres vêm conquistando cada vez mais espaço, ocupando funções nas áreas administrativas da Fundação, como aponta Claúdia Santos, estudante de Jornalismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e primeira diretora de departamento da CEU. “Estar em menor quantidade não incomoda tanto, visto que, a CEU segue reconhecendo o seu dever e tomando as atitudes para a ampliação de vagas femininas, provando que apesar de caminhar em passos lentos, são firmes”, explica.

Claúdia conta, também, o que mudou desde o seu ingresso em 2014. “Uma transformação cultural aconteceu com a entrada de mulheres. Os valores compartilhados, os ritos e as crenças se reconfiguram e possibilitam com essas transformações uma equidade entre ambos os sexos”, conclui.

Comemorado neste dia 8 de março, o 40º Dia Internacional da Mulher marca os avanços em vários segmentos do público feminino, com conquistas que são marco na história de desafios enfrentados pelas mulheres, inclusive as universitárias. Apesar de muito já conquistado, elas ainda precisam ocupar mais lugares de direito em todas as esferas da sociedade. Dessa forma, será possível tornar o país, a universidade e a CEU mais igualitários.

Cris Franco
Assistente de Comunicação & Marketing

Fundação Casa do Estudante Universitário do Paraná (CEU)
Departamento de Comunicação & Marketing
Célula de Comunicação & Marketing
Fones: (41) 3222-4911 | (41) 3324-1984
Email:comunicacao@ceupr.org.br
CEU na Internet: http://www.ceupr.com.br
Curta a CEU no Facebook: https://www.facebook.com/ceuparana
Siga a CEU no Twitter: https://twitter.com/ceupr

Nenhum comentário:

Postar um comentário