14 de março de 2017

Integração de Calouros movimenta CEU no final de semana

No último sábado (11), a Casa do Estudante Universitário do Paraná (CEU) promoveu o evento de Integração de Calouros, finalizando o Processo Seletivo 2017.1. Além de apresentar a CEU aos novos estudantes moradores, a iniciativa teve como finalidade reforçar os propósitos, a missão e os valores da Fundação.

Além dos 56 estudantes aprovados no Processo Seletivo 2017.1, também
participaram do evento membros dos conselhos e diretores de
departamentos da CEU. (Foto: Igor Takashina) 

Segundo o presidente do Conselho Administrativo (CA) da CEU, Rodrigo Novack, o acolhimento é essencial na formação e no desenvolvimento acadêmico desses estudantes, principalmente no ambiente de diversidade. “A CEU possibilita viver uma série de experiências, por meio da convivência com pessoas de todas as regiões do Brasil e de vários outros países, de diferentes hábitos e costumes”, destaca o gestor.

A programação teve início com a entrega dos contratos dos novos estudantes moradores. Logo depois, em clima de descontração, foi promovida uma dinâmica de grupo, com a participação dos 56 calouros aprovados no Processo Seletivo. Em seguida, foram apresentados os conselhos e os 18 departamentos da Fundação e seus respectivos presidentes e diretores.

O 2º Vice-Presidente do CA, Alan Diego, ressaltou a finalidade dos departamentos, que atuam nas diversas frentes administrativas da CEU: Biblioteca, Café de Domingo, Café Semanal, Comunicação e Marketing, Cultura, Cursos, Gastronomia, Hospedagem, Informática, Jardinagem, Jurídico, Lavanderia, Limpeza, Manutenção, Patrimônio, Recepção, Resíduos e Social.

Ele explicou a forma de ingresso nessas unidades, as responsabilidades básicas e a obrigatoriedade do cumprimento de horas mensais, já que a CEU é uma Instituição colaborativa, gerida pelos próprios estudantes moradores. Também alertou sobre a reunião de encaminhamento, prevista para o próximo sábado (18), às 15 horas, no espaço multiuso do primeiro andar, lado par.

Finalizando essa etapa do evento, os representantes dos conselhos Curador, Fiscal e Administrativo, Luiz Henrique (Psico), Marcelo Pereira e Rodrigo Novack, respectivamente, deram as boas-vindas aos calouros e esclareceram o papel de cada Conselho, alertando para a leitura atenta do Estatuto Social e Regimento da CEU, ambos disponíveis no site da Instituição.

O intercambista da Colômbia e estudante de pós-graduacão em Ecologia e Conservacão na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Alejandro González, destacou a importância do evento para esclarecer dúvidas e ter um primeiro contato com os outros estudantes moradores. "Me senti acolhido e bem recebido. Agora estou motivado. Quero ajudar a construir espaços que permitam interagir e compartilhar", concluiu.

Representantes da Superior Administração da CEU. Da esquerda para a
direita: Luiz Henrique Psico (Curador), Marcelo Pereira (Fiscal)
e Rodrigo Novack (Administrativo).
 
(Foto: Igor Takashina)

Atividades recreativas
A programação continuou na quadra, com ginástica laboral e gincana, a fim de promover uma maior aproximação entre os novos estudantes moradores. “Essa dinâmica é uma técnica do circo, que tem como objetivo unir as pessoas e promover um ambiente mais leve”, afirmou Michele Rodrigues, estudante de Educação Física da UFPR, que conduziu a laboral.

O estudante de Engenharia Elétrica na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Leonardo Burgomeister, ficou responsável pelas provas da gincana, que fizeram referência à campanha Venha viver essa experiência, desenvolvida para o Processo Seletivo, pelo Departamento de Comunicação & Marketing da CEU. Os calouros foram divididos em quatro equipes, de acordo com as cores da campanha: azul escuro, azul claro, amarelo e verde.

Provas da gincana movimentaram os calouros por todos os
ambientes da CEU. (Foto: Daiane Lohse)

Dentre as provas, caça ao tesouro, publicação de selfies com a hastag venha viver essa experiência, resolução de questões lógicas, quiz sobre conhecimentos gerais e declamação de poemas. A equipe Amarela foi a vencedora e cada calouro do grupo ganhou um vale cinema para o Cinemark.

Para a caloura e estudante de Engenharia Elétrica da UTFPR, Elizabeth Oliveira, a integração entre os moradores foi uma surpresa. “Achei muito divertida a forma que fui recebida, não esperava por isso”, afirmou ela, que é natural da cidade de Ourinhos, no interior do Estado de São Paulo.

Já o calouro e estudante de Artes Visuais da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), Eric Sponholz, que veio do município de Imbituva, no interior do Paraná, o evento foi uma ótima oportunidade para estabelecer laços e conhecer novos amigos. “A Casa tem uma diversidade de pessoas de todos os lugares e cursos, pude conversar e fazer amizade com pessoas diferentes”, conclui.

O evento terminou com um lanche ao som de um musical produzido pelo grupo Artistas da CEU, especialmente para a ocasião, e o apadrinhamento dos calouros pelos estudantes moradores veteranos.

Confira aqui as fotos dos melhores momentos da Integração de Calouros da CEU 2017.1.

Cristiano Sousa
Coordenador de Comunicação & Marketing

Cris Franco
Assistente de Comunicação & Marketing

Fundação Casa do Estudante Universitário do Paraná (CEU)
Departamento de Comunicação & Marketing
Célula de Comunicação & Marketing
Fones: (41) 3222-4911 | (41) 3324-1984
Email: comunicacao@ceupr.org.br
CEU na Internet: http://www.ceupr.com.br
Curta a CEU no Facebook: https://www.facebook.com/ceuparana
Siga a CEU no Twitter: https://twitter.com/ceupr

Nenhum comentário:

Postar um comentário