20 de março de 2017

CEU promove planejamento participativo

Em paralelo à formação acadêmica, a Casa do Estudante Universitário do Paraná (CEU) contribui para a formação social, cultural e política dos seus beneficiários. Ao reconhecer o importante papel histórico e contemporâneo da Fundação, faz-se necessário estruturar e capacitar as lideranças da Casa, com a finalidade de empreender um novo modelo de gestão, assim como a criação de processos participativos e democráticos, com vistas ao desenvolvimento sustentável da organização.


Partindo dessa necessidade, o Conselho Administrativo (CA) programou uma série de oficinas e eventos, para promover um Planejamento Estratégico, que envolva todos os estudantes moradores, compreendendo a formulação de projetos e ações para o ano de 2017. A iniciativa conta com o apoio da Sociedade Global, uma organização da sociedade civil (OSC), que atua no desenvolvimento de outras organizações de impacto social e na articulação de espaços de participação da sociedade nas questões da cidade.

Segundo o presidente do Conselho Administrativo (CA), Rodrigo Novack, o intuito é fomentar o engajamento dos moradores em projetos e ações que fortaleçam o posicionamento da CEU e sua contribuição para a sociedade. “O envolvimento de todos os estudantes moradores é fundamental para incluir mais perspectivas no projeto, além de gerar autonomia e empoderamento”, afirma o gestor.

Ele ressalta, ainda, que “todos serão co-criadores nas ações a serem executadas na CEU e do próprio modelo de gestão que será adotado pela Fundação”. Dentre os objetivos imediatos, Novack destaca os seguintes: alinhar os propósitos individuais dos estudantes moradores com o propósito coletivo do novo posicionamento e proposta de valor da CEU de impacto na sociedade; articular códigos de convivência e de responsabilidades compartilhadas; e redesenhar a estrutura organizacional da CEU em um modelo de gestão colaborativo e participativo.

Os primeiros eventos foram realizados neste final de semana, sábado (18) e domingo (19), com a presença de aproximadamente 60 pessoas, no total. O primeiro workshop foi direcionado às lideranças da CEU, tais como membros de conselhos (Administrativo, Fiscal e Curador), diretores de departamentos e líderes de alas. A outra reunião de trabalho envolveu, além desse público, os demais estudantes moradores.

A estudante de Engenharia Industrial Madeireira na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Joana Slompo, que ocupa a função de diretora do Departamento de Recepção da CEU, está empolgada com a metodologia e o processo participativo. “O time está se dedicando, estão surgindo ideias maravilhosas e acredito que vamos conseguir desenvolver projetos incríveis para a Casa”, comemora.

Em grupos, estudantes moradores discutem temas relacionados à CEU.

Diego Baptista, articulador da Sociedade Global, espera que os estudantes moradores da CEU possam assumir a autonomia e o protagonismo como apoio à formação acadêmica. ”A expectativa é contribuir para um ambiente de residência estudantil e de convivência de qualidade, que possa crescer em coletividade e transformar a sociedade”, conclui.

O próximo encontro vai ocorrer no domingo (25), às 14 horas, na sede da CEU, na Sala Multiuso do 1º andar – lado par. Na ocasião, os participantes dos primeiros workshops vão apresentar os desdobramentos dos grupos de trabalho, que foram estruturados, inicialmente, de acordo com as temáticas: crescer em coletividade, transformação da sociedade, protagonismo e autonomia, ambiente favorável ao estudo, moradia de qualidade, formação do estudante e confiança na administração da casa.


Estudantes moradores engajados no planejamento participativo da CEU.

Cristiano Sousa
Coordenador de Comunicação & Marketing

Fundação Casa do Estudante Universitário do Paraná (CEU)
Departamento de Comunicação & Marketing
Célula de Comunicação & Marketing
Fone: (41) 3222-4911 | (41) 3324-1984
Email: comunicacao@ceupr.org.br

CEU na Internet: http://www.ceupr.com.br
Curta a CEU no Facebook: https://www.facebook.com/ceuparana
Siga a CEU no Twitter: https://twitter.com/ceupr

Nenhum comentário:

Postar um comentário