17 de outubro de 2011

FONAPRACE nacional debate assistência estudantil nesta segunda-feira em Santana do Livramento

A 50ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis iniciou na manhã desta segunda-feira, 17, no Campus Santana do Livramento da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). A Instituição recebe até a terça-feira, 18, a reunião nacional do fórum que congrega pró-reitores, sub-reitores, decanos ou responsáveis pelos assuntos comunitários e estudantis das instituições de ensino superior públicas do Brasil para discutir as políticas assistência estudantil e procurar soluções aos desafios encontrados pela área.

Esta é a primeira reunião de pró-reitores que a UNIPAMPA sedia, e para a pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários da Universidade, Laura Fonseca, isto é importante para que a Instituição possa se apresentar além do Rio Grande do Sul, para servidores de todo o Brasil que multiplicam e tornam a UNIPAMPA ainda mais pública e conhecida. “Internamente, este evento mostra, ainda, aos servidores da UNIPAMPA que os problemas não ocorrem apenas aqui; esta troca de experiências torna menos solitário o trabalho do servidor da Instituição”, complementa.

Após a mesa de abertura que contou com a secretária geral do FONAPRACE, Valéria Gomes Momenté, a organizadora do Evento, Laura Fonseca, e os representantes das Regionais do FONAPRACE, a reitora Maria Beatriz Luce palestrou aos presentes sobre “Assistência estudantil e Expansão Qualificada do Ensino Superior no Brasil”. Ela falou sobre a necessidade de estar atento às tendências e acontecimentos do mundo para a gestão da educação e da assistência estudantil, sobre as mudanças do perfil do acadêmico, e sobre o papel que a área tem para a expansão qualificada do ensino superior. “A assistência estudantil está no coração do futuro da expansão das nossas universidades e no coração da democratização do ensino superior no Brasil”, afirmou Maria Beatriz Luce.

A programação da manhã continuou com o debate sobre Diretrizes para Estruturação da Atenção à Saúde dos Estudantes nas IFES, com o pró-reitor de Assuntos Estudantis da UFSC, Claudio José Amante, e o pró-reitor de Assistência e Promoção ao Estudante da UFPB, Severino Ramos de Lima. Os palestrantes falaram sobre a atenção à saúde e a proteção à saúde dos estudantes das universidades, e ressaltaram a importância de se pensar a atenção à saúde articulada à política de Estado do Sistema Único de Saúde. A pauta da tarde debaterá Financiamento da Assistência Estudantil e Matriz PNAES e Acúmulo de Bolsas , Contrapartida e o Decreto 7416/2010, entre outros assuntos.

Aline Reinhardt para Assessoria de Comunicação Social. Fotos de Sáryon Azevedo (ACS/UNIPAMPA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário