22 de setembro de 2011

Gestores universitários da Região Sul discutem Assistência Estudantil


A UFRGS recebe, hoje e amanhã, pró-reitores e assessores de Assistência Estudantil de instituições federais de ensino superior de toda a Região Sul, no Encontro Regional do Fonaprace – Fórum Nacional dos Pró-Reitores de Assistência Estudantil.

O evento foi aberto nesta manhã com uma avaliação do perfil socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das universidades federais brasileiras. O vice-reitor Rui Vicente Oppermann fez uma visita ao fórum no começo da tarde. Estão sendo tratadas questões referentes a restaurantes universitários, moradias estudantis, assistência à saúde, apoio pedagógico, inclusão e acessibilidade. “O Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), instituído no ano passado, é de extrema importância, porque transformou a Assistência Estudantil em política de estado, com a garantia de recursos e pessoal qualificado. Agora os projetos já não são sazonais. Hoje em dia a área tem quase o mesmo status de outras já clássicas na gestão universitária, como o ensino e a pesquisa.

Na UFRGS não há desigualdade orçamentária”, afirmou na abertura Edilson Nabarro, secretário de Assistência Estudantil da UFRGS. Como o Coordenador da Regional Sul, ele destacou ainda que os esforços acadêmicos, sem a Assistência Estudantil, não conseguem garantir a redução de evasão e repetência. “Essa é uma política de diminuição de desigualdade, que visa dar condições iguais para os estudantes em situação de vulnerabilidade econômica realizarem e concluírem seus estudos no ensino superior.”

O Fonaprace ajuda a avaliar a execução dessas políticas e a socializar as experiências bem sucedidas em universidades. Além da UFRGS, participam UFPEL, FURG, UNIPAMPA, UFSM e UFCSPA, do Rio Grande do Sul; UFSC e UFFS, de Santa Catarina; UFPR e UTFPR, do Paraná. A reunião é preparatória para o Encontro Nacional que acontecerá nos dias 17 e 18 de outubro, na cidade de Santana do Livramento.

Fonte: UFRGS

Nenhum comentário:

Postar um comentário