7 de janeiro de 2011

Política estudantil e cultura: 2010 foi um ano de grandes eventos na CEU

O ano de 2010 ficará marcado como um ano de grandes eventos realizados pela Casa do Estudante Universitário do Paraná (CEU). Cursos, palestras, seminários, apresentações culturais e debates estudantis. O calendário 2010 começou já em fevereiro com a V Verdurada CWB, evento que reuniu bandas, palestrantes e ativistas que divulgam a questão animal em Curitiba. O evento se repetiria em outubro (VI Verdurada CWB). Desta vez o destaque ficaria por conta da palestra "Política para além do voto".

A política e o protagonismo estudantil também estiverem presentes no decorrer de 2010. A CEU foi palco de inúmeras reuniões de Diretórios e Centros Acadêmicos (DCE's e CA's}, movimentos organizados de representação estudantil (UPE, UPES e ANEL) e de ativismo social, como as reuniões do Movimento Passe Livre Curitiba (MPL) e de associações de artistas.

E sintonia com as novas finalidades institucionais que a CEU passará a promover a partir deste ano, foram realizadas dezenas de apresentações teatrais, cursos (astronomia e escultura), seminários e eventos culturais, como o I e o II Ato Poético, realizados respectivamente em junho e outubro de 2010.

2011

Para 2011 já estão programadas a realização de vários eventos. Em março ocorrerá o III Ato Poético, coicindindo com o XX Festival de Teatro de Curitiba, evento que reunirá não só poetas e artistas, mas professores, ativistas, sindicalistas, movimentos de representação estudantil e ativismo social para discutirem, em mesas redondas, palestras, oficinas e grupos de discussão, as mudanças culturais e de urbanização que passam o centro e a região metropolitana de Curitiba, com especial destaque para os projetos "Corredor Cultural", "Novo Centro" e "Centro Vivo", promovidos pela Prefeitura Municipal de Curitiba, Associação Comercial do Paraná e Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Em outubro ocorrerá o VI Encontro Regional de Casas de Estudantes (VI Erece Sul), evento que reunirá durante quatro dias moradores e moradoras de casas, alojamentos e repúblicas estudantis do sul do Brasil, coicindindo com o IV Ato Poético e a apresentação oficial da Associação de Casas de Estudantes do Paraná (ACEP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário