8 de novembro de 2010

Vestibular de verão Tuiuti 2011


As inscrições para o Vestibular de Verão 2011 da Universidade Tuiuti do Paraná começam no dia 22 de outubro e podem ser realizadas via internet. O vestibular agendado será feito antes, de 25 de outubro a 11 de novembro e o processo seletivo tradicional será no dia 21 de novembro.

Os únicos cursos que só poderão ser feitos no processo tradicional são o Curso Superior de Tecnologia em Estética e Imagem Pessoal e Direito (turno da noite). Para a presidente da comissão do vestibular da UTP, Sidinalva Wawzyniak, a possibilidade de agendar a prova é mais conveniente para o candidato. “Desta forma as pessoas têm a chance de se programar.”

O diferencial do vestibular da UTP é o sistema de classificação vocacional, ou seja, as provas são orientadas para cada curso, tanto no agendado como no tradicional. Funciona assim: o candidato faz as provas de duas disciplinas voltadas à área do seu curso e obrigatoriamente, as de Redação; Conhecimentos Gerais e Línguas Portuguesa e Estrangeira.

Ao todo são 52 cursos de graduação distribuídos nas faculdades de Ciências Biológicas e da Saúde; Humanas; Exatas e de Tecnologia; Sociais e Aplicadas; Aeronáuticas e Jurídicas. Entre os cursos ofertados estão: 10 cursos Superiores de Tecnologia e 9 de Licenciatura.

Cursos novos – Ciente das novas demandas de mercado, a UTP está lançando para 2011 dois cursos novos: Curso Superior de Tecnologia em Produção Multimídia e Licenciatura em Física.

Curso Superior de Tecnologia em Produção Multimídia – a tecnologia está mudando a vida homem, tornando-a mais fácil, por um lado, e de outro ampliando a necessidade de comunicação. Neste contexto, este curso forma profissionais para atuar em comunicação digital, seja desenvolvendo processos de produção de novas mídias, na geração de conteúdos ou interfaces para a internet ou na edição e desenvolvimento de jogos, ilustrações e animações. O curso propõe três áreas de atuação: webdesign, produção audiovisual digital e jogos interativos. O profissional pode atuar em empresas que necessitam de linguagem na Internet, empresas de comunicação e marketing, provedores de acesso, portais e sites de informação, produtoras de vídeo e games, emissoras de televisão, na área da educação à distância e em editoras entre outros. Duração – 4 semestres.

Licenciatura em Física - destina-se às pessoas que buscam a formação acadêmica do físico educador. O curso formará profissionais capazes de abordar e tratar problemas novos e tradicionais, preocupados em buscar novas formas do saber e do fazer científico ou tecnológico. Com perfil investigador o profissional poderá atuar nas diferentes formas e objetivos de trabalho de forma eficiente. O licenciado em física estará apto a exercer o magistério no Ensino Médio. O curso privilegia o desenvolvimento de atividades extra-curriculares, como atividades complementares, de extensão, de iniciação científica e de monitoria, além de estágios não obrigatórios em indústrias e empresas de diferentes segmentos, que façam uso de conhecimentos de Matemática, Física, ou Estatística. Duração – 6 semestres.

Para conhecer todos os cursos que estão sendo ofertados pela Tuiuti no Vestibular de Verão 2011 acesse: http://www.utp.br/vestibular.

A escolha – Escolher um Curso Superior de Graduação, seja bacharelado, licenciatura ou tecnologia, é uma opção vocacional. Mas afinal, o que difere em cada tipo de curso?

Bacharelado – A formação é voltada para conferir habilidades e competências ao diplomado em uma área específica do conhecimento. No caso dos cursos que formam pesquisadores como Letras, Matemática, História ou Geografia, é necessária a formação pedagógica para que o aluno tenha direito a ser professor na área.

Licenciatura – São cursos direcionados à formação de professores que desejam atuar nas diversas áreas dos Ensinos Fundamental e Médio. A característica principal deste tipo de curso é que são ensinadas técnicas e metodologias que tornarão o diplomado apto a tornar-se um professor. O curso de Pedagogia, além de habilitar o professor para atuar nas séries iniciais, também o habilita para a gestão do ensino.

Tecnologia - O foco dos Cursos Superiores de Tecnologia é a formação do aluno para atender as necessidades do mercado de trabalho. Por isso, caracteriza-se pela forte ligação com situações práticas em cada área. Ao aluno é conferido o diploma de tecnólogo em curso superior, o que permite ao candidato atuar em qualquer campo que exija formação universitária. A diferença é que os cursos superiores de tecnologia têm duração reduzida, podendo variar entre dois a quatro anos.

Segundo o coordenador do curso superior de Tecnologia em Marketing, Fábio Feltrin, em pesquisa constatou-se que 95% dos alunos buscam cursos de tecnologia devido ao tempo de sua duração. “Além disso, nesta modalidade, o aluno geralmente já trabalha na área, mas quer ter uma formação superior”, explica Feltrin.

MEC - Conforme a Resolução CNE/CP 3, de 18 de dezembro de 2002 o Art. 4º, os Cursos Superiores de Tecnologia são de graduação, com características especiais, e obedecerão às diretrizes contidas no Parecer CNE/CES 436/2001 e conduzirão à obtenção de diploma de tecnólogo. Um tecnólogo é um profissional de nível superior formado em um curso superior de tecnologia. Sendo um profissional de nível superior, os tecnólogos podem dar continuidade aos estudos cursando a pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) e Lato Sensu (Especialização).

Como chegar a Universidade Tuiuti do Paraná - O acesso pode ser feito pela BR – 277 ou pela Avenida Cândido Hartmann. Ou ainda pelas linhas de ônibus TUIUTI/BARIGUI (que sai do Terminal do Campina do Siqueira) e BIGORILHO (que sai da Praça Tiradentes).

Serviço

Inscrições do vestibular agendado: de 22/10 a 10/11
Para a prova tradicional: inscrições via internet - de 22/10 a 17/11 e presenciais - de 22/10 a 19/11
Período das provas do vestibular agendado: de 25/10 a 11/11
Prova tradicional: 21/11
Locais das inscrições: campus Barigui (Rua Sydnei Antônio Rangel Santos, 238, Santo Inácio) - Central de Atendimento ao Acadêmico (CAA) - Bloco “A” ou pela internet
Taxa de Inscrição: R$ 50
Horário: das 9h às 21h
Mais informações: 0800 410800 (ligações gratuitas)
Divulgação do resultado – 24 de novembro
Matrículas - no mesmo dia do resultado (das 14h às 20h), no campus Barigui.

UTP 

http://www.utp.br/
Inscrições: de 22 de outubro a 17 de novembro (para os vestibulares agendado e tradicional)
Provas: de 25 de outubro a 11 de novembro (agendado) e 21 de novembro (tradicional)

Fonte: Tuituti

Um comentário:

  1. Ol@ Ceulin@s,

    vem aí o V Encontro Regional Sul de Casas de Estudantes (ERECE_Sul) em Florianópolis-SC, no període de 12 a 15 de novembro de 2010.
    Participem!!!

    Mais informações:

    http://verecesul.blogspot.com/

    Cordialmente,

    Horklin Andreoli Padilha
    CO-ERECE-Sul

    ResponderExcluir