29 de outubro de 2010

Núcleo de Estudo Afro-brasileiros realiza a I Mostra de Cinema Negro e Indígena de Curitiba


Promover e valorizar a diversidade étnico-racial brasileira. Esse é principal objetivo da I Mostra de Cinema Negro e Indígena de Curitiba, que também vai destacar a contribuição cultural de negros e indígenas na cena cinematográfica do Paraná e do Brasil. O evento acontece de 3 a 6 de novembro, com obras, oficinas e debates que despertem para uma reflexão sobre temas contemporâneos.


Durante o evento, será feita uma homenagem a Zózimo Bulbul, o primeiro ator negro a estrelar uma telenovela brasileira e um dos principais atores do movimento Cinema Novo. Zózimo se destaca por suas interpretações e pioneirismo como ator, roteirista e diretor, um dos destaques da sua carreira é o premiado Abolição (1988) que marcou o centenário da abolição da escravatura.

AMostra contará ainda com a presença de Eliane Borges, chefe de gabinete da Fundação Cultural Palmares, representantes da comunidade indígena do Xingu além de diretores e profissionais que atuam no cinema negro contemporâneo.

Além da exibição de curtas e médias metragem regionais e nacionais, serão ofertadas três oficinas: Cinema nos dias de hoje com os diretores Lincoln dos Santos e Alexandre Nascimento, Roteiro e criação com o cineasta paranaense Luciano Coelho e A fotografia aliada à construção de novos olhares sobre a representação da imagem do homem, da mulher e da criança negra com as cineastas Vilma Neres e Danila de Jesus. A Mostra é gratuita e acontecerá no SESC Paço da Liberdade.

A programação completa está no site www.mcni2010.blogspot.com. Informações e inscrições no NEAB – UFPR, fone: 3310-2707.

Fonte: UFPR

Nenhum comentário:

Postar um comentário