11 de agosto de 2010

CEU 62 anos


Hoje, 11 de agosto de 2010, a Fundação Casa do Estudante Universitário do Paraná (CEU) completa 62 anos de história.

Em 11 de agosto de 1948, representantes dos estudantes mobilizados pela União Paranaense dos Estudantes (UPE), entre eles Oséas de Castro Neves - que viria a se tornar o primeiro presidente da fundação -, redigiram a minuta provisória do que se tornaria uma das maiores e mais importantes casa de estudantes da América do Sul.

Nestes 62 anos de história, a CEU trilhou, não sem percalços, importantes períodos da vida política e social nacional e paranaense. Importante centro de resistência a ditadura militar, não foram poucos os moradores presos e exilados, nem os protestos realizados contra o estado de exceção que imperava no país, como a tomada da reitoria da UFPR e o cerco a CEU (quando os moradores resistiram a tentativa de invasão pela Polícia Militar com barricadas de mesas, beliches e cadeiras).

Nos últimos anos a CEU vêm passando por um período de grandes mudanças. Com o seu prédio-sede em reforma, a CEU está redigindo um novo estatuto que capacitará a fundação para os desafios das próximas décadas, ampliando sua missão institucional.

Parabéns!

Nenhum comentário:

Postar um comentário