5 de outubro de 2009

CEU entrevista: Alcebíades Cordeiro dos Anjos

Funcionário da CEU desde 1959, Alcebíades Cordeiro dos Anjos é a história viva da CEU. Conheceu os então acadêmicos que se tornaram os homens mais importantes do Estado do Paraná e do Brasil, como Borges da Silveira, José Richa, Edson Luiz Peters, Reinhold Stephannes, Orlando Pessuti, dentre outros. Tem toda a história da CEU arquivada em sua memória e em seus escritos, coisas como curiosidades, eventos importantes, épocas douradas, época de decadência e a atual época de restauração. Sr. Alcebíades recebeu na lavanderia da o Presidente do Conselho Administrativo, Elizeu Barroso Alves para um bate papo.

.

Elizeu: Sr. Alcebíades, como o senhor veio morar aqui

Sr. Alcebíades: Eu vi um anúncio no Jornal Gazeta do Povo que havia uma vaga na CEU como recepcionista. Fiz uma entrevista e acharam melhor eu ir para a lavanderia, pois estavam precisando de alguém que a coordenasse. E a partir de 15 dias, eu passei a ser o encarregado chefe da lavanderia, cargo que ocupo até hoje.

.

Elizeu: Quantos anos o Sr. tinha quando veio morar aqui?

Sr. Alcebíades: 21 anos!

.

Elizeu: Quando a lavanderia da CEU foi inaugurada?

Sr. Alcebíades: 15 de abril de 1958

.

Elizeu: O Sr. pôde acompanhar grandes artistas que vieram até a CEU, conte para nós como foi?

Sr. Alcebíades: Gilberto Gil sentou nos degraus da frente, pegou um violão e começou a tocar; Inezita Barroso tocou no refeitório e teve que subir na mesa para ser vista por todos; e Raul Seixas tocou na sala Hermínia Lupion.

.

Elizeu: O senhor teve o prazer de conhecer inúmeros então acadêmicos que se tornaram ilustres cidadãos, conte-nos um pouco.

Sr. Alcebíades: José Richa já era morador quando eu cheguei na CEU, seu número de lavanderia era 90; Borges da Silveira era diretor do Depto. Médico; Pessuti foi diretor do Depto. De Alimentação e foi presidente do C.A. cargo que hoje você ocupa.

.

Elizeu: Como o Sr. avalia nossa gestão?

Sr. Alcebíades: Uma gestão como poucas. Estou aqui há 50 anos e já muita coisa. A gestão de vocês estão entre as melhores. E não posso deixar de citar a gestão do Bohdan (Metchko Filho) que igual a sua, trouxe muitas melhorias para a CEU e aos moradores.

.

Elizeu: Para Finalizar, o Sr. contribui para o Blog da CEU, escrevendo para o quadro “Fatos Pitorescos”, que é o mais lido de todo o Blog. O que o senhor acha disso?

Sr. Alcebíades: Fico feliz, e acredito que muitos moradores acessam esse quadro para relembrar do passado. Tivemos muitos bons momentos aqui!



Nenhum comentário:

Postar um comentário