11 de agosto de 2009

Parabéns aos Estudantes!


A foto é de 1981 e mostra José Richa em reunião com estudantes que apoiaram sua candidatura ao governo do Paraná. Dirigentes da UNE, UPE e DCEs. Grupo comandado por Genésio Natividade, Geraldo Serathiuk, Francisco Donizetti e Ivaldo Mangotti, que destronou das entidades estudantis a corrente que apoiava Ney Braga, Túlio Vargas e João Figueiredo.

No dia 11 de agosto no ano de 1827, D. Pedro I criou no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda. Antes da criação dos mesmos, todos que apresentavam interesse em compreender melhor o universo das leis tinham que se deslocar até Coimbra, Portugal, aonde situava a faculdade mais próxima.

.

Cem anos após os cursos de direito terem sido criados, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes representando também uma ocasião favorável para se refletir sobre o acesso à educação e sua qualidade.

.

Os estudantes brasileiros sempre participaram dos eventos em prol da democracia, lutando contra as mazelas autoritárias que de tempos em tempos assombraram o Brasil, onde tivemos importantíssima atuação dos estudantes como nos tempos da ditadura militar e no movimento das diretas já.

.

Para tanto, queremos parabenizar os estudantes que lutaram e lutam por um país mais justo, estudantes estes que contribuem cada vez mais para construir um Brasil diferente e que hoje contam com amplos veículos para defender seus interesses como, por exemplo, os diretórios acadêmicos.

.

Vale ressaltar que hoje é um dia importante para o Paraná, pois a exatamente há 61 anos foi fundada a Casa do Estudante Universitário do Paraná, a CEU. Quando o regime militar fechou todos as instituições estudantis como a UNE e UPE, a CEU foi a única a permanecer aberta, sendo palco para as reuniões políticas.

.

Parabéns aos Estudantes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário