11 de agosto de 2009

CEU 61 Anos - Parabéns à todas gerações Ceuenses

Hoje com mais de 170 residentes, a Casa do Estudante Universitário do Paraná foi fundada em 11 de agosto de 1948, na carência de uma casa para acolher estudantes de fora de Curitiba, fossem eles do interior, litoral, de outro estado e até mesmo de outros países..

O atual presidente da Casa, Elizeu Barroso Alves, conta que a luta pela construção da residência estudantil, capitaneada pela União Paranaense de Estudantes, se deu após a inauguração de um restaurante universitário no Passeio Público, em 1947. Os estudantes, sob a liderança de Oséas de Castro Neves, desenvolveram o projeto de implantação da CEU e o apresentaram à primeira dama do Estado, Hermínia Lupion (que dá nome à medalha de honra que passará a ser entregue anualmente pela entidade). A primeira dama aderiu à idéia e assumiu formalmente o compromisso de concretizar o sonho daqueles estudantes ainda durante o governo de seu marido, Moysés Lupion. Em agosto de 1948, por meio dos esforços de Hermínia, 144 estudantes passaram a ocupar uma casa provisória, localizada na Avenida Luiz Xavier, local onde antes funcionava um hotel..

Em 1949, ano em que a Casa do Estudante se tornou uma fundação, conquistando autonomia e estatuto próprio, o governo iniciou a obra da sede definitiva da CEU, localizada na Rua Luiz Leão, número 1, ao lado do Passeio Público e próxima dos dois campi da Universidade Federal do Paraná, a reitoria e o prédio histórico.

O prédio ficou pronto em 1956. Foi inaugurado em 26 de abril, com solenidade da qual participaram autoridades como o presidente da República, Juscelino Kubistchek, e o governador do Estado, Moysés Lupion.

“Na década de 70, a Casa entrou em decadência. Desde 2003, quando o Ministério Público decidiu intervir na administração, a CEU conquistou diversas melhorias.

Hoje, conta com investimentos da Prefeitura e da UFPR, que passou a conceder bolsas de estudo para determinados moradores, mais necessitados”, afirma Elizeu Barroso Alves. “Há um ano, a CEU passa por uma reforma histórica, a primeira em mais de 50 anos, resgatando a boa fama que tinha perante a comunidade curitibana e trazendo maior qualidade de vida e motivação para os estudantes”.

A reforma só foi possível pelo empenho do ex-Presidente Bohdan Metchko Filho, que lutou bravamente por essa conquista que vai beneficiar essa e as próximas gerações de moradores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário