5 de julho de 2009

Dona Hermínia Lupion - Mãe de todos os ceuenses!

Biografia:

A Ex-primeira dama do Paraná, Hermínia Rolim Lupion, filha de Maria Joana Borba e Pedro Rolim de Moura, nasceu em 08 de Maio de 1911.

Hermínia Lupion, sempre lembrada como esposa do ex-governador Moysés Lupion. Hermínia foi uma pessoa de grande consciência social sobretudo no contexto social paranaense da década de 40 e 50.

Promoveu inúmeras campanhas contra doenças e em favor de causas sociais. Tornou-se benemérita, pois fundou diversas instituições de caridade.

Foi presidente da Legião Brtasileira de Assistência - LBA. A Legião de Assistência (LBA) foi fundada em 1942 durante o governo do presidente Getúlio Vargas, tendo à sua frente a primeira dama Darcy Vargas. A fundação da LBA era ajudar famílias dos combatentes que lutaram na Segunda Guerra Mundial, (1939-1945).

Entre suas realizações destacam-se o Lar das Meninas que leva o seu nome, e a Casa do Estudante Universitário do Paraná - CEU, em Curitiba, além de inúmeros centros de artes e orfanatos em todas as regiões do Estado.

Hermínia Lupion doou os sinos para o convento dos padres capuchinhos das Mercês. Ajudou o Centro Parananese Feminino de Cultura e o centro de Letras a adquirir seus terrenos onde hoje estão construidas suas sedes próprias, entre outras atividades beneficientes.

Hermínia Lupion faleceu em 04 de Abril de 1969.

Fonte: http://www.familiaridade.com.br/biografia_familia.asp?id_pessoa=220069

Nenhum comentário:

Postar um comentário