13 de julho de 2009

CEU ganha mais um livro


A Fundação Casa do Estudante Universitário do Paraná - CEU ganhou mais um livro.

O autor é o ex-moradro Elson Oliveira Souza, mineiro de Montes Claros, mas curitibano por adoção, é pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, historiador e professor de filosofia e história.


É colaborador do escritor e pesquisador Valério Hoerner Junior no Projeto História Institucional da PUCPR. Este projeto dá origem à Coleção Legado, da Universidade, já com mais de 30 obras.


É autor do livro História da Casa do Estudante Universitário do Paraná, publicado em 2006. Possui diversos artigos em diversas publicações, especialmente no jornal Indústria & Comércio.


Pertence ao Círculo de Estudos Bandeirantes e ao Instituto Histórico e Geográfico do Paraná.

Prefácio:
A Casa do Estudante Universitário do Paraná foi fundada no dia 11 de agosto de 1948 por Hermínia e Moysés Lupion, Oséas de Castro Neves e outros estudantes universitários residentes em Curitiba, representando na ocasião a UPE, sigla que sintetizava a União Paranaense de Estudantes.


Foi um momento importante para os estudantes, pois aquela Curitiba provinciana de fins da década de quarenta já era considerada uma cidade universitária, embora carecesse de um estabelecimento que acolhesse estudantes de fora, fossem eles do interior, do litoral e até de outros Estados... Leia mais e compre.


Fonte: Editora Protexto

Nenhum comentário:

Postar um comentário